O projeto, que é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Governo Federal, tem por objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo que eles sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso às ações de cidadania e inserção no mundo do trabalho.
O Projovem é destinado a jovens desempregados, de 18 a 29 anos, com renda per capita familiar de até um salário mínimo.
Carga horária de 350h/aula, das quais 100h são destinadas à qualificação social abordando os temas valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, noções de direitos trabalhistas e qualidade de vida. As demais 250h são dedicadas à qualificação profissional propriamente dita.
O período da realização das atividades é de seis meses. A cada mês os jovens participantes recebem bolsa auxilio no valor de R$ 100,00 (cem reis) em conta, mediante frequência mínima de 75% das aulas. Além disso, recebem lanche, transporte, mochila, caderno, lápis, borracha, caneta e camisetas com a identificação do Programa.
As ações de qualificação profissional do ProJovem Trabalhador foram desenvolvidas de acordo com os seguintes arcos ocupacionais: Administração; Alimentação; Arte e Cultura; Construção e Reparos; Educação; Esporte e Lazer; Saúde; Serviços Pessoais (Beleza Estética); Telemática; Transporte; Turismo e Hospitalidade.
A empresa trabalhou com esse projeto nos municípios de Alegre, Cariacica, Viana, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Fundão, Guarapari. Formando no seu total mais de 2.000 mil pessoas.