O Projeto Mulheres da Paz é uma das ações formuladas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, muito inspirado “nas mães” do Rio de Janeiro que perderam seus filhos nas guerras urbanas, nas periferias das grandes cidades. Também, é reconhecido como a ação do Pronasci, que envolve a comunidade, as mulheres, os jovens e as famílias, num contexto territorial.
“O projeto Mulheres da Paz, capacita mulheres atuantes na comunidade para que se constituam, institucionalmente, como mediadoras sociais. Assim, dá-se o fortalecimento das práticas políticas e socioculturais desenvolvidas por elas a partir do empoderamento feminino. Além disso, constroem-se redes de prevenção da violência doméstica e enfrentamento às violências que compõem a realidade local e que envolvam jovens e mulheres”. (BRASIL, 2008).
As mulheres selecionadas passaram por um processo de formação, em elevada carga horária, com temas sobre gênero e violência de gênero, Lei Maria da Penha, empoderamento feminino, juventude, estatuto do idoso e da criança, segurança pública, redes comunitárias, saúde da mulher, território, meio ambiente, direitos sexuais e reprodutivos, direitos das mulheres, cidadania, empreendedorismo, entre outros. O curso dura cerca de oito meses e os participantes recebem bolsa auxílio no valor de R$ 190 mensais no período de um ano.
A empresa trabalhou com esse projeto em dois municípios do Estado do Espirito Santo Cariacica e Serra.